Bio-casas

julho 6, 2010

Hoje eu vi um vídeo bem legal (valeu Flávio Medina! ^^) sobre um projeto de “biocasas”.
(O vídeo só é até 2:50)

Na verdade a ideia de bio-casas já existe a bastante tempo. Inclusive existe um projeto acontecendo no Capão sendo desenvolvido por uma artista plástico conhecido com “Caulêu” (=D) para a construção de uma Ecovila, que, basicamente, seria um conjunto de casas construídas com diversos aspectos de auto-sustentabilidade como a utilização de adobe (uma especie de tijolo porém feito de terra e outros elementos naturais), canteiros bio-sépticos (canteiros para depósito de lixo orgânico), sanitário seco, reaproveitamento de água das chuvas, etc.

Porém o que esse vídeo propõe é uma mudança muito maior. Ele traz a ideia de integração completa do nosso modelo de moradia ao ambiente. E o grande ponto nisso é que além de estarmos preservando o planeta, nós podemos aproveitar dos benefícios oferecidos pela natureza como por exemplo o processo de fotossíntese das plantas.

É claro que de antemão podemos perceber diversos problemas envolvidos na implantação desse projeto como o limite para o crescimento da casa e doenças que ela possa por ventura contrair (xD). Além disso ainda existem problemas com relação às necessidades básicas da casa como água e outros nutrientes que ainda são escassos em algumas regiões. Porém esses são problemas muito menores em relação ao que nós temos atualmente com nosso modelo de moradia e as vantagens agregadas a esse novo modelo são muito maiores.

Você já parou pra pensar que com uma casa de planta carnívora você nem precisa de repelente! Agora é bom tomar cuidado com as paredes…  =D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: