Carta de Repúdio à Cultura

julho 23, 2010

Cultura é um conjunto de definições, conhecimentos e hábitos que são passados de geração em geração a fim de facilitar a vida cotidiana.

Eu deveria estar feliz por ter minha cabeça bombardeada de informações sobre o mundo desde quando eu nem tinha capacidade de entender porque elas deviam ser assim e, portanto, poder andar pela rua sem que a cada passo duvidasse da solidez do chão a ser pisado. Mas não estou.

Hoje me incomodam mais as marcas irremovíveis de cultura deixadas em minha cabeça que vão de encontro com minhas próprias convicções do que seria a dúvida da  solidez do chão.
Não é uma questão de não ter opinião própria, mas sim um esforço constante e irredutível de ter que reprimir os impulsos culturais da cabeça baseado nos julgamentos racionais da mente.

É você olhar para uma modelo e achar ela bonita do fundo do seu coração, mesmo sabendo que aquele estado não é saudável para qualquer corpo humano.
É, por pura possessividade e egocentrismo, se sentir ofendido e magoado por imaginar seu amor se relacionando com outra pessoa , mesmo sabendo que esses sentimentos envenenam sua alma e que ela está sendo feliz em fazer isso.
É você sentir vergonha de ficar nu mesmo sabendo que assim você veio ao mundo e viveu muitos momentos felizes na sua infância por estar assim.

Mas pior que tudo isso, não é essa luta constante com o lixo atolado em sua cabeça, mas sim a realização a cada dia da extrema dificuldade que é remover esse conhecimento embutido.

“É você se olhar no espelho
Se sentir um grandessíssimo idiota
Saber que é humano, ridículo
limitado, e que só usa dez por cento
de sua cabeça animal.”
Ouro de Tolo – Raul Seixas

Eu entendo que existem definições que apesar de infundadas são importantes e não fazem mal algum. Note que o vermelho é a cor do amor e graças estes tipos de definições  nós conseguimos interagir uns com os outros e sentir o mais variado ramo de sentimentos e , afinal, esse é um dos grandes objetivos da vida.

Eu não proclamo que as flores deixem de ser bonitas, nem que a pomba deixe de  ser o símbolo da paz, mas, simplesmente, que o certo deixe de ser errado.

3 Respostas to “Carta de Repúdio à Cultura”

  1. seudaniel said

    “Let everything be printed
    and with everything that we act.
    But nobody bothers
    who does not think like everyone else.”

    Não sei porque tava viajando nisso quando lia seu texto(como sempre, em tudo que eu leio desde que me conheço por gente,um parágrafo = uma viajem,em musica chega a ser pior!),li isso em algum lugar esta semana(não lembro o texto,é pra um artigo que eu to escrevendo,sempre fico com umas 20 xerox cada uma com um capitulo de um livro diferente).

    Bom, defendo que cultura é uma das bases da sociedade(assim como a biblia) ela faz parte de um conjuntos de fatores que formam a tabula rasa da humanidade,pra chegarmos ao nivel de evolução no qual estamos(ao ponto de censurar a sua existência) ela tinha que existir.

    Essa ideia que você tem de cultura é tão pequena!Cultura abrange tantas coisas,até você fazer esta critica,já faz você fazer parte dela.No fim, acho que a cultura não esta errada,nos que a moldamos erroneamente…

    Basicamente tudo se resume a isso: as pessoas fazem o que quiser, contanto que não interfira na vida de outros,cabe a você julgar quando as tuas decisões podem interferir em outros,e quanto isso é importante pra você.

    Eu realmente não me importo com o irmão gêmeo de elvis, ou em que caixa de sapato ele foi enterrado…

    • Rodrigo Souto said

      Eu não entendi muito bem o que você quis dizer com eu ter uma visão pequena da cultura, mas no segundo e no penúltimo parágrafo eu explicito a importância da cultura.
      O fato de eu dizer que não consigo me livrar de aspectos dela em si também já explicita o fato de minha crítica conter influências culturais (e isso é inevitável!!). Eu poderia entrar em loop infinito e dizer que a sua resposta ao meu texto também já está inserido na cultura e assim por diante, daí agente nunca ia viver nem discutir nada.

      “a cultura não esta errada,nos que a moldamos erroneamente” foi justamente o que eu falei no texto.

  2. seudaniel said

    Por ser uma carta de repúdio a cultura, eu devo ter chegado a conclusões erradas…
    Retiro o que falei sobre você ter uma visão pequena da cultura.

    P.S. Essa idéia de loop infinito em todas as nossas discussões já esta enchendo o saco, temos que fazer uma regra pra isso…

Deixe uma resposta

