A sociedade e o que ela faz com nossas cabeças

setembro 28, 2010

Bem, hoje eu, por sorte (valeu Aurium!), vi sendo citado em um vídeo um experimento interessantíssimo chamado de “Asch Conformity Experiment“.  Além do link, tem também um vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=TYIh4MkcfJA) que explica e mostra o experimento sendo realizado.

Depois dele, decidi tirar o dia para pesquisar um pouco sobre os distúrbios causados pela sociedade na nossa cabeça e na nossa maneira de agir e o resultado que eu tive foi surpreendente. Segue para vocês uma breve compilação dos mais variados distúrbios sociais gerados pelo nosso “saudável” modelo de convivência. Vale muito a pena ver todos.

  1. Milgram Experiment (http://www.youtube.com/watch?v=BcvSNg0HZwk)
  2. Forer Effect (http://www.youtube.com/watch?v=haP7Ys9ocTk)
  3. Spiral of Silence
  4. Bandwagon Effect
  5. Agenda Setting Theory (http://www.youtube.com/watch?v=gbCYr-U7MAQ&feature=related)
  6. Bystander Effect (http://www.youtube.com/watch?v=KIvGIwLcIuw)

E pra fechar com chave de ouro: http://www.youtube.com/watch?v=OsFEV35tWsg&feature=rec-LGOUT-real_rev-rn-1r-27-HM

Depois de ver tudo isso eu me convenci ainda mais de que há dentro de nós muito menos de nós do que podemos conceber e que talvez o “eu” que nós achamos existir seja apenas mais uma consequência do universo.
Talvez no fundo nós sejamos nada. Ou tudo, como preferir. Mas não um.

“Do you believe in your head?” – Go with the Flow / Queens of the Stone Age
“Where is my mind?” – Where is my Mind / Pixies

3 Respostas to “A sociedade e o que ela faz com nossas cabeças”

  1. seudaniel said

    Parei pra ler o teu texto(tava precisando respirar um pouco,ele veio na hora certa), tinha acabado de chegar da escola, tomei um banho, preparei o café pra +1 noite perdida.
    Desde o começo queria por na minha pesquisa a influencia social do suicídio ou no suicida,como isso se aplica na historia oral,como tudo isso culturalmente se comporta.Sei lá, eu tinha que colocar(total influencia do que converso e leio com minha mãe,quem manda ter uma antropologa em casa desde os 15!?) mesmo fugindo muito disso.
    Então fui na minha estante e peguei de novo o suicídio de durkheim.Você tem que ler, todos precisam ler, as pessoas realmente precisam começar a ver que idéia de bem e do mal é ridícula,que existe uma teia gigante de relações de poder/pessoas que nunca vamos conseguir colocar no papel, a historia é contada por quem quer/pode contar, mas também isso é assunto pra um outro artigo.
    Vou te da o livro que estou lendo pra minha pesquisa depois.

    P.S. Velho, você me acabou de condenar a uma madrugada de pixies, e o pior a mesma musica no repeat.

    • Rodrigo Souto said

      Pô quero muito ler isso aí, mas eu ainda tô no meio do Leviatã… =P
      Mesmo assim separe pra mim!

      Não se preocupe quanto ao Pixies não, você vai estar vendo eles ao vivo comigo no dia 11/10! =*

  2. seudaniel said

    P.S.2 Quero ferias, mesmo que pouca, pra escrever logo este roteiro!
    : )

Deixe uma resposta

